Skip to content

Missão 4 – Boi-bumbá espacial 

Centro de Ensino Sete de Setembro São José de Ribamar/MA

Caravana Espacial chega ao Maranhão e realiza primeiras missões fora do Rio Grande do Norte

A equipe viajou aproximadamente 1500 km no ônibus da UFRN, trajeto que durou mais de um dia para ser concluído, com o objetivo de cumprir missões em cidades da região metropolitana de São Luís. A primeira cidade visitada pelo projeto no estado vizinho foi São José de Ribamar, no dia 31 de maio de 2023, distante pouco mais de uma hora da capital do estado.

O local escolhido para realizar as atividades no município foi o Centro de Ensino Sete de Setembro. O gestor da instituição, Antônio Tinoco, explicou que em comunidades carentes como a que a escola está inserida, a maioria dos alunos querem apenas terminar o ensino médio e trabalhar para ter uma renda, “a gente tenta repassar o que é uma graduação, um curso técnico, pós-graduação, doutorado… eu passo isso em sala, comento sobre a questão do salário para tentar mudar essa realidade”. 

Antônio ficou grato à nossa equipe pela escolha da escola para realizar as ações, o diretor acredita que a experiência será uma boa referência para os alunos, “todo mundo conhece que existe a base [de lançamento de foguetes] aqui em Alcântara, só que não conhece a questão do curso que precisa ser feito para entrar no mercado de trabalho”. Dessa forma, as palestras, oficinas e minicursos ajudam os alunos a descobrir que há diversas oportunidades bem próximas deles, “isso aqui é um incentivo, será um exemplo”, acrescenta. 

O C.E. Sete de Setembro é uma escola com pouca variedade de recursos didáticos, mas conta com profissionais empenhados em fazer a diferença na vida dos estudantes. Devido a ausência de um auditório climatizado e equipado com projetores, utilizamos um espaço coberto do pátio para realizar as palestras e demais atividades, fato este que não interferiu no sucesso da missão, pois contamos com o apoio da gestão escolar e a participação ativa dos alunos.

Pular para o conteúdo