Telescópio na Praça
Satisfazer a curiosidade e expandir os limites da nossa experiência
O Caravana Espacial desenvolve ações voltadas especificamente para a divulgação e o ensino de astronomia para o público em geral. A atividade denominada “Ora (direis) ouvir estrelas!”, uma homenagem ao conhecido soneto do poeta parnasiano Olavo Bilac (1865-1918), leva a prática e o encanto da astronomia observacional para mais perto da população, através da operação de telescópios, rodas de conversa, apontamentos sobre as mitologias que envolvem as constelações visíveis, o uso de tecnologias de realidade aumentada, como também a própria poesia. Tudo isso para estimular o restabelecimento do nosso contato ancestral com as coisas do céu. O local escolhido para desenvolver esta atividade pode ser uma praça pública, uma pequena comunidade mais afastada do centro urbano ou mesmo o pátio de uma escolinha de bairro.
Para além da concepção de um mero equipamento óptico que amplia a capacidade da visão humana de captar a luz de objetos distantes, o telescópio é também todo um laboratório que permite ao observador acessar fenômenos naturais de escalas imensas e de perceber, no movimento dos astros, o mecanismo de um grande relógio de admirável precisão.
A atividade Telescópio na Praça oferece gratuitamente às populações das localidades atendidas pelo Caravana Espacial a oportunidade de explorar o firmamento com um moderno dispositivo que possibilita vistas impressionantes das crateras da Lua, planetas do sistema solar e de astros ainda mais distantes. Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio podem igualmente beneficiar-se dessa prática orientada como apoio didático na familiarização com elementos de astronomia, e no domínio de requisitos básicos para a operação remota de telescópios virtuais, uma ferramenta educacional que tem se popularizado sobremaneira nos últimos anos.
Mais do que satisfazer a curiosidade e expandir os limites da nossa experiência a olho nu sobre o espaço exterior, o roteiro de observações guiadas pelo “Ora Direis Ouvir Estrelas” convida os seus participantes a se reconectarem com o céu noturno, um tesouro natural que já inspirou grandes narrativas, mas que atualmente encontra-se escondido pela poluição luminosa, privando-nos da contemplação desse vasto cosmos, assunto que vem sendo debatido pelos especialistas como um direito sociocultural e ambiental.