Skip to content

Missão 16 – Semana Aeroespacial

ECT/UFRN Natal/RN

30, 31 de outubro e 01 de novembro de 2023

Caravana Espacial participa da 1a Semana Aeroespacial do Nordeste Brasileiro

A Caravana Espacial realizou sua 16ª Missão na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. As ações fizeram parte da primeira Semana Aeroespacial do Nordeste Brasileiro (SANB), que aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, durante a programação da sétima Semana de Ciência e Tecnologia da UFRN.

Organizada pela Rede Nordeste Aeroespacial (RNA) com o intuito de trazer visibilidade para temas ligados às ciências aeroespaciais, como a ampliação da oferta de cursos de graduação e pós-graduação na área, e o incentivo ao desenvolvimento do Nordeste no setor aeroespacial, a SANB é um evento que passou a fazer parte do calendário científico do Nordeste em 2023. O evento contou com a presença dos coordenadores de todos os estados pólo da RNA: Rio Grande do Norte, Maranhão e Pernambuco.

A ECT recebeu desde estudantes de graduação e pós-graduação até adolescentes e crianças entusiastas das ciências espaciais durante as palestras, oficinas e minicursos, que abordaram temas como Buracos Negros, Foguetemodeliso, Aplicações do Sensoriamento Remoto, Cosmologia, Nanossatélites e muitos outros.

A partir das 18 horas da noite, os visitantes puderam contemplar as maravilhas do céu noturno da capital com o auxílio de telescópios e ainda desfrutaram de uma empolgante contação de histórias sobre as constelações e os astros. “Saturno, não deu pra ver ele super grande, só uma luz branquinha, mas dava pra ver perfeitamente os anéis e tudo”, descreveu o Roberto Maass de 9 anos, após a experiência com o telescópio.

No evento, a equipe da Caravana ofereceu dois minicursos com conteúdos introdutórios para a formação de novas equipes de foguetemodelismo no Rio Grande do Norte e Nordeste. Com o objetivo de explicar os princípios gerais da construção de um foguete e seus diversos componentes de forma detalhada, com atividades práticas usando software de elaboração de projeto de foguete. Além ainda de abordar o uso da impressão 3D no foguetemodelismo para fins educacionais.

Outra ação promovida pela equipe foram as diversas sessões do planetário do Centro de Vocação Tecnológico Espacial (CVT-E), um dos parceiros do Projeto Caravana Espacial. Sophie Maass é estudante de engenharia mecânica na ECT e trouxe duas crianças, o irmão e um amiguinho, ambos de 9 anos, para participar das atividades. Na visão dela, esse tipo de evento não deve ser só para alunos da faculdade, “acho muito interessante ter essa participação de crianças aqui, porque é um evento aberto, para todo mundo poder ver, participar”.

Além das ações já mencionadas, também houve um espaço destinado aos experimentos científicos e equipamentos relacionados a conceitos da área aeroespacial, como acontece em todas as missões da Caravana Espacial.

Pular para o conteúdo