Neste experimento praticamos o raciocínio lógico e estratégico dos participantes, estimulando-os a usar conceitos matemáticos como sequência numérica, progressão geométrica, funções exponenciais entre outros. Esta é uma das maneiras de aplicar conteúdos considerados difíceis em soluções para o dia a dia das pessoas.
A torre de Hanói também é conhecida como quebra-cabeça do fim do mundo, porque sua criação está ligada a uma lenda Hindu, que fala de uma Torre criada pelo deus Brahma para revelar a quantidade de dias restantes para o fim do mundo a partir do movimento de discos de um pino para o outro seguindo algumas regras.
O jogo consiste em uma base de madeira onde estão firmados três hastes verticais, e um certo número de discos de madeira (geralmente 3 ou 5) de diâmetros diferentes, furados no centro. Inicialmente, os discos estão todos enfiados na primeira haste em ordem decrescente de tamanho, com o menor disco acima de todos. O objetivo do participante é mover todos os discos para a haste da outra ponta, obedecendo às seguintes regras: somente um disco pode ser posto de cada vez e um disco maior nunca pode ser posto sobre um disco menor.
Criada pelo matemático francês Edouard Lucas, a torre surgiu em 1883 e era vendida como brinquedo inspirado na lenda Hindu, que auxiliava a disciplina mental de jovens monges. De acordo com a estória, assim que os monges conseguissem cumprir a tarefa, o templo seria transformado em pó e o mundo acabaria. Felizmente, na torre original eram usados 64 discos, sendo assim, os monges levariam vários bilhões de anos para efetuar a tarefa.