UFMA campus São Luís/MA
Caravana Espacial fortalece parceria com a RNA em missões no Maranhão
Na viagem ao estado do Maranhão, o projeto Caravana Espacial consolidou a colaboração com duas das instituições que compõem a Rede Nordeste Aeroespacial (RNA), as Universidades Federal e a Estadual do Maranhão (UFMA e UEMA). Por esse motivo, uma das ações do projeto aconteceu no Campus central da UFMA, em São Luís, em 01 de junho de 2023.
Nesta missão, contamos com a presença dos alunos de ensino fundamental do Instituto Estadual do Maranhão e algumas turmas de ensino médio do Colégio Universitário da UFMA. As crianças e adolescentes puderam aprender mais sobre astronomia e tecnologias aeroespaciais, além disso, testaram seus conhecimentos com o nosso quiz espacial e ganharam dobraduras de satélites doadas pela AEB.
Maria Eduarda, estudante do Colégio Universitário, disse que “a caravana promoveu uma espécie de democratização de conteúdos que parecem distantes da realidade dos alunos, mas que através das práticas, da forma como os professores explicaram, demonstra como a física, a aeronáutica, estão no nosso cotidiano em todo lugar em coisas que nós não percebemos”. A visão dela sobre o evento demonstra que estamos alcançando os resultados esperados. Pois demonstrar que a Ciência está em todos os lugares é uma de nossas principais bandeiras.
Contamos também com a participação dos estudantes da recém-criada turma de graduação em Engenharia Aeroespacial da UFMA. Guilherme Coelho concluiu o curso paralelo ao início do mestrado na área. Ele é um dos privilegiados com a possibilidade de fazer os dois cursos na mesma universidade, uma das poucas do país que oferece as duas formações.
O jovem que pretendia ser astrofísico quando criança, escolheu engenharia civil pela carência do curso no estado, mas não pensou duas vezes em trocar de especialidade para seguir o sonho de trabalhar no setor aeroespacial, assim que surgiu a primeira turma de engenharia aeroespacial.
“É um privilégio morar próximo ao CLA, com isso possibilita várias portas para os estudantes, devido às parcerias com a Agência Espacial Brasileira e o Centro de Lançamento de Alcântara, os estudantes do mestrado podem estagiar dentro do centro e isso faz com que eles criem novas perspectivas sobre como funciona o setor aeroespacial no maranhão”, explica.