Skip to content

Cadeira giratória – Efeito bailarina

Você sabia que quando uma bailarina começa a girar com os braços estendidos, e depois recolhe os braços, ela volta a girar ainda mais rápido? A física explica esse fato.

Explicamos qual o conceito físico envolvido com um experimento simples, uma cadeira ou banquinho giratório e o auxílio de um voluntário. A pessoa deve sentar na plataforma, e impulsionar o corpo num movimento com velocidade angular. Ao girar com pesos nas mãos, fazendo o movimento de abrir e fechar os braços, haverá uma variação da velocidade, do mesmo modo que acontece com as bailarinas no balé, quando giram em torno do próprio corpo abrindo e fechando os braços. Por isso, também é conhecido como “efeito bailarina”.

Estudar grandezas físicas usando apenas papel e caneta não faz o aluno desenvolver a habilidade de interpretar como aqueles conceitos podem ser aplicados no dia a dia. Mas se demonstrado de maneira prática, eles entendem que as fórmulas complexas e difíceis de decorar para as provas tem sim utilidade na vida deles.

Pular para o conteúdo