Skip to content

Missão 24 – Cidade das Pedras

Ginásio municipal de Queimadas/PB

29 de março de 2024

Caravana Espacial realiza missão em Queimadas/PB

Pela primeira vez em território Paraibano, a Caravana Espacial desembarcou em Queimadas, município vizinho a Campina Grande, que é conhecido como Cidade das Pedras, pelo grande volume de formações rochosas presentes na região. A equipe esteve na cidade em plena noite de Sexta-feira Santa, e a missão se tornou um grande evento para a população de pouco mais de 45 mil habitantes. O complexo poliesportivo O Vitalzão recebeu cerca de 300 pessoas.

Famílias inteiras foram até o local para admirar as maravilhas do céu de várias maneiras. A gestão municipal organizou junto com escolas do município uma apresentação da Paixão de Cristo para fazer a abertura do evento e, em seguida, nossa equipe conduziu as pessoas numa viagem pelas descobertas espaciais.

Realizamos oficina de foguetes de garrafa PET, sessões de planetário, muitos experimentos científicos com temática aeroespacial. Infelizmente, naquela noite, o céu de Queimadas não estava propício para observações astronômicas, pois se preparava para abençoar a região com uma bela chuva. Mesmo assim, aproveitamos para contar histórias das constelações e planetas, e falar sobre o universo aeroespacial no Brasil e no mundo.

Lidiane Tavares participou da oficina, construiu e lançou um foguete junto com as duas filhas e o marido. Ela nunca havia participado de algo parecido e acredita que essa experiência com a temática aeroespacial é muito importante, “principalmente, para os mais jovens que estão estudando […] Assim como a minha filha que está no quarto ano, é muito interessante ela ver isso, porque com certeza vai falar sobre isso na sala de aula, e ela vai levar o nosso foguete pra mostrar que fez”, explica.

Alguns dos estudantes da cidade já descobriram o quanto a engenharia aeroespacial pode ser interessante, e hoje são exemplo para outros jovens. Antonio Mavilly e Mirela Ferreira, técnicos em edificações pelo IFPB de Campina Grande, foram campeões na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) de 2023 e receberam medalhas de ouro na competição.

A cidade de Queimadas vem construindo uma forte ligação com temáticas ligadas à astronomia e astronáutica. Há muito tempo, o município explora o próprio relevo, propício para prática de esportes de aventura (como downhill, rapel, montanhismo e trilhas), para se tornar atrativa para o turismo de aventura. Mas, além deste, recentemente, a gestão municipal decidiu investir em outro nicho desse mercado, que ainda é pouco explorado no Brasil: o Astroturismo. Uma vertente do turismo voltada para observação dos astros e fenômenos celestes, em locais com menor poluição luminosa e atmosférica.

Pular para o conteúdo