IFPE Palmares/PE
27 de março de 2024
Caravana Espacial realiza missão em Palmares
Terceira cidade visitada no estado de Pernambuco, Palmares acolheu a missão Terra dos Poetas, em referência ao título que o município recebeu por ter sido berço de ilustres artistas, poetas, romancistas, jornalistas, políticos, entre outros. Além disso, essas terras carregam no nome uma homenagem a história de luta e resistência dos povos negros escravizados no Brasil do século XVI.
O local escolhido para o evento foi o campus do Instituto Federal de Pernambuco. Chegamos pela manhã e só saímos à tarde. Oferecemos um dia repleto de atividades para alunos do instituto e de algumas escolas do município, que se deslocaram com verdadeiras Caravanas até o local.
Para os alunos do campus a chegada da Caravana Espacial era, particularmente, muito esperada, pois desde que Jadson Pereira, Jason Miranda e Ítalo Silva foram premiados na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) de 2023, os demais estudantes do campus se sentiram motivados a participar da competição, e enxergaram no evento da Caravana uma oportunidade de aprender mais sobre o assunto.
Os jovens premiados contam que quando participaram da competição pela primeira vez, no ano passado, não tiveram muito tempo para se preparar, pois haviam acabado de ingressar na instituição, e também não tinham tantos recursos como os colegas têm agora. “Na nossa vez, a gente não teve essa preparação com oficinas e palestras sobre foguetes”, confidenciou um deles.
Uma das vantagens destacadas pelos estudantes é a construção do Laboratório Maker (LABMAKER), um espaço completo e multiuso, dedicado à inovação tecnológica, inaugurado recentemente no campus.
Este modelo de laboratório possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao setor tecnológico e científico e deve ser implantado em mais institutos federais, futuramente.
Um dos coordenadores do laboratório é o professor de física Josiel Cunha. Ele incentiva os alunos a participarem de atividades extra curriculares, como a MOBFOG, e promove o estudo da física aplicada em projetos na área aeroespacial e astronômica.
E numa dessas aulas diferenciadas, têm surgido muitos talentos para os estudos da astronáutica e astronomia. Um deles é o Silvio Marques, que construiu um telescópio usando impressão 3D. O estudante do curso técnico em informática para internet também desenvolveu junto com o professor Josiel o projeto AstroEducação: Despertando Estrelas nos Céus de Palmares.
Com certeza, a temática aeroespacial já fazia parte do dia a dia do campus antes mesmo da Missão Terra dos Poetas, mas com as oficinas, palestras, mostras de experimentos, sessões de planetário e demais atividades propostas pela nossa equipe, todos os participantes puderam experimentar muitos conhecimentos novos e trocar informações com profissionais especialistas no assunto.
Na oportunidade, também apresentamos o projeto Caravana Espacial e sua importância para promover o ensino das Ciências Aeroespaciais no Ensino Fundamental e Médio, como forma de motivar os jovens estudantes para as áreas científicas e tecnológicas do setor aeroespacial.