Praça Monsenhor Antônio Barros centro de Tibau do Sul/RN
11 de novembro de 2023
População de Tibau do Sul parou para ouvir o que dizem as estrelas
Tibau do Sul, localizado no litoral sul do Rio Grande do Norte, é um dos principais destinos turísticos do estado, e recebe dezenas de visitantes todos os dias, devido às belas praias do distrito de Pipa. No entanto, no setor educacional, o município não se diferencia dos demais interiores do Nordeste visitados pela Caravana. Por esse motivo, o município foi um dos contemplados com a nossa 17ª missão, realizada em plena praça central.
De acordo com a educadora social do Instituto Reação, organização sem fins lucrativos de Pipa, Sara Devandas, o município também carece de mais investimento em educação, por isso, é muito importante que ocorram mais eventos como esse da missão Caravana “pra mim, o aprendizado tem que ser vivencial. É uma coisa que vai ficar gravado na cabeça de todo mundo. Não só das crianças, dos adultos, de todo mundo.”, explica.
Sara busca realizar um trabalho neste formato na ONG que participa. A instituição, que atende pessoas com idades entre 4 e 18 anos, ensina a prática do judô aliado ao estudo da literatura, sempre adequando o conhecimento à realidade dos educandos. Por isso, a educadora acredita ser uma experiência fantástica “O fato de ver de verdade [os planetas], os telescópios, satélites, as associações com a mitologia, o porquê das coisas é muito significativo”, completa.
Sentimento de admiração compartilhado também pela professora de ensino fundamental I, Jonaina Cavalcante, que participou das atividades, e ainda levou vários alunos para acompanhá-la nesta jornada pelo conhecimento. Ela aproveitou a oportunidade para mostrar, na prática, o conteúdo que havia levado para a sala de aula, apenas em teoria.
Contando com o apoio de um projetor, alguns vídeos, um planetário de mesa, o livro didático e muita vontade de ensinar, a professora explicou à turma sobre os astros que são vistos no céu. “mas não é nunca como isso aqui. É maravilhoso. Sensacional. Até perguntei ao rapaz se era verdade, se ele não tinha colado Saturno lá em cima”.
Cada missão rende novas e gratas surpresas. Engana-se quem pensa que os tibauenses só se interessam pela combinação de Sol e Mar, abundante na região. Em poucos minutos de conversa, encontramos muitas crianças aspirantes a cientistas aeroespaciais. Entre elas, a pequena Açucena, uma menininha com menos de 6 anos, que é um talento nato para a astronomia. Sabe muito sobre exoplanetas e o nosso sistema solar. Havia também o Caetano, 10 anos, que já estivera na NASA, no Cabo Canaveral.
Todos os presentes na praça puderam observar a passagem da ISS (international space station/Estação Espacial Internacional) em sua trajetória ao redor da Terra e aproveitamos a oportunidade para falar sobre a importância da tecnologia aeroespacial para a sociedade.
No público que passou pela praça central de Tibau do Sul, naquela noite, estavam também muitas crianças “grandinhas”, cujos olhos ainda brilham ao vislumbrar a imensidão do Universo. Como o advogado Ítalo Caetano, leitor assíduo do físico Stephen Hawking, que, apesar de ter escolhido o direito como profissão, ainda nutre o desejo de estudar astrofísica ou ser, quem sabe, um astronauta.
Havia também, em meio a tantas pessoas, um casal contando com orgulho que o universo aeroespacial, trazido pela equipe do projeto para a praça municipal, faz parte do dia a dia do filho, Rodrigo Santiago, que participa do treinamento para astronautas nos EUA e poderá participar de voos futuros da Space X.